domingo, 22 de novembro de 2009

PASSEIO DOS SABORES 2009

Este Domingo decorreu o afamado Passeio dos Sabores dos nossos amigos do Núcleo de BTT de Vila Fresca de Azeitão, e nós CicloBeatos fizemos-nos representar como manda a pu... da sapatilha de fraque e tudo, lindos meninos!

Tudo começou por volta das 9.00 da matina, uma hora tardia para os CicloBeatos acostumados a outros hórarios ... mas hoje era por uma boa causa ou seja, ia-mos visitar nada mais nada menos que quatro Capelas (Adegas) muitos importantes na nossa região, e assim lá fizemos o sacrifício de partir uma hora mais tarde.

Presentes à chamada estiveram os CicloBeatos José Vieitos, Hipólito Sequeira, Simão Ricardo, Miguel Beleza e Fernando Oliveira.


Arrancamos de Vila Fresca de Azeitão por volta das 9.00 após uma palestra (Sermão) do nosso amigo o Chefe Quim (Joaquim Dordio).

Falou bem o rapaz, e teve razão como sempre... o percurso foi tal e qual ele descreveu com algumas passagens pelos mesmos sítios e muito alcatrão, mas concordamos plenamente com ele pois um passeio com visita a tantos santuários desta região e com tanta gente, têm de ser mesmo assim, ou então iríamos perder uma eternidade, os que gostam de andar só em mato e single tracks ficaram a perder, mas neste tipos de eventos têm de ser mesmo assim ou então andávamos por aqui até á noite...

Além disso para que gostou da zona têm sempre a possibilidade de cá voltar, nós por exemplo não nós importamos de os guiar por vários trilhos lindos da nossa região, mas claro sem a quantidade de iguarias que este passeio nos proporciona.

A primeira paragem foi na Quinta de Catralves, onde podemos ouvir um pouco da história da quinta e dos seus vinhos, pela voz do proprietário.

Após excelente prova de vinhos e degustação de torresmos e morcela partimos novamente em direcção ao nosso segundo destino.

Tomamos a rota da Aldeia de São Pedro e depois Aldeia de Irmãos, com algumas paragens devido ao tráfego intenso de BTTistas e de alguns mais pesados e mais lentos ou mais alcoólicos, bem chamem-lhes o que quiserem... nós aproveitamos para fotografar o nosso estado que por enquanto ainda era satisfátorio.

Após alguns minutos chegamos ao nosso 2º destino a Quinta do nosso confrade CicloBeato José Vieitos, a famosa Quinta da Califórnia.
Onde além dos Vinhos Branco e Tinto podemos provar o magnifico Vinho Licoroso, sem dúvida um dos ex-libris desta apreciada Quinta, assim como os famosos "SSS" de Azeitão e outros bolos Secos da Região.


Claro que ninguém tocou nestas iguarias, antes do nosso CicloBeato Simão abençoar a comida e após chamada para o supremo, nós dar a esperada permissão para comer.

Obrigado Irmão Simão.

De salientar o facto de que os CicloBeatos reuniram-se, para reflectir sobre este maravilhoso dia em local apropriado para o mesmo.

Após barrigas cheias e gargantas molhadas deixamos este maravilhoso local rumo a outro lugar sagrado, não sem que alguns dos presentes tenham ido beijar o chão logo a saída da Quinta devido ao avançado estado de transe hipnótica, pena não ter ficado documentado pois foram vários os meninos que se estatelaram por tão sagrado solo.

A 3ª paragem foi no Armazém de Moscatel de José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão.


Lugar este que, enquanto decorria uma palestra dada pelo nosso amigo Quim (outra vez o gajo a dar secas), alguns CicloBeatos dedicavam-se a apreciar as obras de arte deste jardim, que rivalizando com o seu concorrente Joe Berardo da Bacalhôa Vinhos também têm algumas estátuas dignas de serem apreciadas e documentadas para a posterioridade como podem constatar...
E nós apreciadores dos prazeres da vida não podemos deixar de partilhar convosco essas maravilhosas obras de arte.

Depois de apreciada e criticada a arte, fomos ao que interessa dentro da sala de recepções do Armazém de Moscatel.

Aqui temos os sempre presentes velhos dos Marretas no seu famoso balcão e sempre atentos ao que se passava na plateia.


Lá em baixo a gula era a montes, e o pessoal tratou de despachar as famosas tortas de Azeitão num ápice, assim como o maravilhoso néctar, o Moscatel José Maria da Fonseca.


A nossa amiga Tininha quis logo pousar com os CicloBeatos, de constatar que o marido o nosso confrade CicloBeato Fernado Viegas, estava a trabalhar e não nós pode acompanhar este ano neste maravilhoso passeio de visita a este santuário.

Tininha. Obrigado pela tua excelente recepção, e amizade, um grande beijinho de gratidão dos teus amigos CicloBeatos

Como podem constatar o Eduardo não tinha mãos a medir com as Tortas, a malta estava esgalgada.


Depois de sair-mos do Armazém de Moscatel a primeira e única contrariedade, o Simão furou e com a ajuda de vários CicloBeatos (Miguel Silva Incluído), mudamos o pneu rapidamente quase como os mecânicos da Ferrari na Formula 1.

Após apanhar-mos o grosso do pelotão dirigimos-nos á quarta paragem a Quinta de Alcube, onde nos esperavam Vinhos Brancos e Tintos assim como enchidos e queijos.


Cheguei a pensar que se alguns de nós caí-sem dentro deste apetrecho, o resultado da espremidela seria de certeza bastante vinho, e do bom.


O Simão Ricardo em mais um momento de palestra aos peixes...

É pá afinal eu também fui e claro também bebi, pois também tenho boca e mãozinhas.


Bem este ano acabou-se, para o ano há mais, parabéns á organização, esteve boa, pena os mesmos caminhos e atravessar tantas vezes a N10, mas compreendemos que teve de ser assim, valeu a pena os sacrificios para visitar estes quatro lugares.

Basta olhar para estas duas faces de satisfação para ver o resultado deste passeio.

Sem comentários:

Enviar um comentário