domingo, 5 de dezembro de 2010

SÓ NÓS SABEMOS... PORQUE NÃO FICAMOS EM CASA !!!


Pois é meus amigos, neste dia que ameaçava chover bastante, durante o nosso passeio nem um pingo de água levamos no lombo, vimos muita e mete-mos pouca, mas de chuva nem um pingo.

Nem os pézinhos molhamos

Como devem saber esta semana estava programado um passeio à Lagoa percorrendo um trilho por onde andaram os nossos amigos B.d.R. http://bdr-btt.blogspot.com/, mas com a chegada da chuva neste inicio de Domingo levou a que alguns CicloBeatos ficassem em casa no quentinho, não foi assim para os três destemidos do dia, o Flávio, o Mário e o Nando, que revelaram mesmo de que massa eram feitos, hoje fomos mesmo anfíbios...

Resolvendo fazer o percurso ao contrário do que estava destinado por causa do vento e optando por levar com este, pelas costas, no regresso, arrancamos dos Brejos de Azeitão (não sem antes ter-mos ido de automóvel a Vila Nogueira buscar quem lá estava às 8.00), e lá nos fizemos à estrada direitos à Quinta do Peru, depois pelo Pinhal do General onde outrora existia um caminho que ia ligar ao estradão da Apostiça, lá tivemos de atalhar para entrar no tal trilho, depois foi sempre a pedalar até ao posto de observação e preservação da Apostiça, e ai metemos por um novo trilho cheio de areia até junto da Lagoa Pequena, onde tivemos de transpor uma vedação para entrar dentro da reserva natural da Lagoa Pequena.

O furo da praxe... hoje foram mais dois... um no inicio e outro na Lagoa

Hoje saímos dos Brejos de Azeitão

Atalho do Pinhal do General para a Apostiça


Perto da entrada do trilho da Apostiça

Início ou fim (depende da perspectiva) da Lagoa de Albufeira


Local do crime...


Por este local interdito ao público, pedalamos sempre pela margem sul da Lagoa perante um visual fantástico que este local proporciona, até à Lagoa Grande, contornando-a até junto do casario por ali existente, depois resolvemos ir até um pouco mais à frente para observar-mos, o Oceano Atlântico, onde tiramos a foto de grupo, a seguir regressamos pela pequenina e incompleta, ciclovia da Lagoa até à estrada N377 atravessando-a, e colocando-nos em terrenos que já conhecemos, relativamente bem pela Aiana de Cima, Carrasqueira, Areeiros, Canais e finalmente Azeitão.

Posto de observação de aves na Lagoa Pequena

Vista do cimo do posto de observação

Tá a subir!!! ...


Passadiço de madeira na Lagoa Pequena



Pequena ponte que liga a Margem Sul com a Norte, da Lagoa Pequena




Entrada "oficial" da Lagoa Pequena





Maravilhoso visual junto à margem da Lagoa Pequena


Aqui já a contornar a Lagoa Grande


Abastecimento de água para os esquecidos (é sempre o mesmo)

Oceano Atlântico e entrada (fechada) da Lagoa no Mar

Os valentes do dia

Mini Ciclovia da Lagoa

Após 45 km, com apenas 590 metros de altimetria e com cerca de 3.30 horas a pedalar, e sem que uma única gota de chuva nos tenha tocado, um pouco sujos é verdade, mas sequinhos por dentro e por fora... Hoje os deuses estiveram do nosso lado mais uma vez, permitindo-nos realizar o nosso passeio domingueiro, numa manhã que prometia ser bastante chuvosa e desagradável e que acabou sendo um passeio bastante agradável e engraçado e com bastantes novidades, para a semana há mais e que se dane a chuva!

Até a baixo do nível do mar andamos... somos mesmo anfíbios!



4 comentários:

  1. Boas!

    A entrada da Lagoa para o oceano não está completamente fechada... No sábado fizemos uma caminhada onde pretendíamos circundar a Lagoa, e quando chegámos ao Oceano tivemos de voltar para trás porque o canal estava aberto. A abertura não era muito larga (+/- uns 10 metros) mas era o suficiente para ficarmos molhados quase até ao pescoço!

    Aqui a malta ciclista deste lado preferiu ficar na cama com medo da intempérie que acabou por não cair! Eu como já tinha feito o exercício na véspera optei por ficar em casa a fazer uma coisa "quase" tão divertida como o btt... Formatar o pc e voltar a instalar todos os drivers e software! Espectáculo ;)

    Abraço,
    Carlos

    ResponderEliminar
  2. Olá Carlos

    De facto a Lagoa, esta mesmo aberta... fui verificar a foto em questão, atentamente, e com zoom, e nota-se a reentrancia do mar e o declive de areia, sim deve andar por volta dos 10 metros... no local não nos apercebemos pois estava bastante desagradavel, devido ao vento, e foi sacar as fotos e zarpar, obrigado pela correcção.

    Nós por cá andamos sempre, nem que chovam picaretas... aparece sempre um maluco ou dois ou três...

    Por acaso também é um dos meus desportos favoritos o desmontar e montar PC's, assim como formatar e instalar software... qualquer dúvida ou debate sobre estes assuntos, tás à vontade... temos é de arranjar outro blogue para estes assuntos. :-)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ilustres BTT´istas,
    Apesar das Aldeias Historicas, e os Caminhos de Santiago serem algo espectacular, mas esta vossa crónica da passagem passagem do Pinhal do General para a Apostiça e chegar ás Lagoas despertou o meu interesse para um de "Beato" (domingo de manhã), é possivel ter acesso ao track ? e assim fazer algo diferente da Arrábido e da Mata da Machada.



    Saudações BTT´istas,
    LF

    ResponderEliminar
  4. Olá "Anónimo" LF

    Foi com muito agrado que reparei que gostaste da nossa crónica, da ida à Lagoa de Albufeira no Inverno.

    Claro, que é possível teres o “track” do atalho Pinhal do General, Apostiça, para isso necessito que me envies o teu endereço electrónico, pois este endereço para onde estas a enviar a questão é um "no reply", como tal não fica o teu endereço registado.

    Já agora... Dou-te uma sugestão muito mais interessante do que enviar apenas o email, com o percurso... Junta-te a nós ao Domingo de manhã e sê um CicloBeato (não sejas só Beato);-)

    E também como gostaste da crónica, sugiro que sejas seguidor do nosso blogue, não custa nada e ficas a saber em 1ª mão todas as nossas aventuras.

    Abraço e boas pedaladas, se possível connosco.

    ResponderEliminar