quarta-feira, 20 de abril de 2011

CURIOSIDADES...


CENTRO GEODÉSICO DE PORTUGAL

 
Situado no concelho de Vila de Rei, o Centro Geodésico de Portugal, situado no Picoto da Milriça, faz jus à categoria de centro de Portugal, em dias de boa visibilidade, o ponto culminante de Vila de Rei oferece oportunidade para contemplar a serena planície alentejana a sul, a leste, o Alto-Alentejo, e percorrendo os quadrantes de nascente, a norte e poente, as serras de Muradal, Gardunha, Alvelos, Estrela, Aire e Montejunto.


O Picoto da Milriça está estreitamente associado à história da cartografia moderna em Portugal. Esta começou em 1790, no reinado de D. Maria I, quando a soberana convidou D. Francisco Ciera, lente da Academia Real da Marinha, a iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, para a elaboração da Carta Geográfica do Reino.


Logo em 1802, foi construído o vértice geodésico da Milriça que pertenceu ao grupo dos primeiros 32 vértices nacionais. Este famoso "Picoto" é uma pirâmide de alvenaria com 3 metros de base e 9 metros de atura, quase com dois séculos de idade.



Os trabalhos da triangulação foram, porém, interrompidos em 1803, por força da situação política da época e mais tarde concluído após 1834. Hoje existem espalhados pelo país cerca de 8 000 vértices geodésicos, muitos dos quais construídos em locais quase inacessíveis. Foi, graças à abnegação dos geógrafos e cartógrafos do século passado que foi criada a Rede Geodésica Nacional que constitui uma das bases para o conhecimento geográfico do território.


Actualmente encontra-se no local o Museu da Geodesia, que tal como o nome indica, tem como tema a geodesia de Portugal.


Dados (em lápide colocada no local):

Localização: Serra da Melriça, freguesia e concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco

Latitude: 39º 42' N

Longitude:8º 8' W

Foi uma das primeiras Pirâmides Geodésicas do nosso país a ser construída, em 1802, com 9.10 metros de altura e 3.5 metros de base

Aqui dirigiu os trabalhos da Triangulação o distinto Engº. Caetano Maria Batalha, ornamento da Comissão Geodésica, presidida pelo grande Matemático, depois Tenente-General, Pedro Folque

Em 1952, foi construído um gracioso «Picotito» de 1.20 metros, de altura e com as inscrições, I.G.C. - T.F. 4. (Instituto Geográfico e Cadastral, - Triangulação Fundamental, Picoto nº 4).



VILA DE REI


Vila de Rei é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Castelo Branco, região Centro e sub-região do Pinhal Interior Sul, com cerca de 2 500 habitantes.

É sede de um município com 191,26 km² de área e 3 160 habitantes (2001), subdividido em 3 freguesias. O município é limitado a norte pelo município da Sertã, a leste por Mação, a sul pelo Sardoal e por Abrantes e a oeste por Ferreira do Zêzere.


A cerca de de 2 km encontra-se o Centro Geodésico de Portugal, na Serra da Melriça. No alto desta serra, encontra-se construído um marco com cerca de 20 metros de altura, denominado de "Picoto", marcando assim o Centro a nível de coordenadas geodésicas.

Vila de Rei recebeu foral de Dom Dinis em 1285.


CHOURIÇOS


Para esclarecer algumas "cabeçinhas pensadoras" aqui vai a explicação do que é um chouriço, afinal estamos sempre a aprender. 

O chouriço é um enchido fumado preparado com carne e gordura de porco, com temperos que variam consoante a região, havendo alguns que têm "Origem Geográfica Protegida"

Normalmente, a carne e gordura temperadas são introduzidas em tripas finas, que são depois atadas a intervalos de 30–40 cm; estes chouriços são separados e ficam com forma circular. São depois pendurados individualmente no fumeiro, ficando quando prontos com a forma de ferradura. As tripas podem ser naturais ou sintéticas, mas de material de proveniência natural.
Uma variante do chouriço também pode ser denominada, conforme as regiões, de linguiça.

Há versões deste alimento que são preparadas com sangue de animais como porcos, como o chouriço de sangue, por vezes chamado "chouriço mouro".


 
CICLOBEATOS NO CENTRO DE PORTUGAL

CicloBeatos no Centro de Portugal

CicloBeatos e "Beato Móvel" na Serra da Melriça



11111 VISITANTES NO NOSSO BLOGUE


De realçar também que se atingiu o bonito número de 11111 visualizações do nosso blogue, facto que, sem dúvida merece realce e respectiva comemoração, assim como o desejo que este número se multiplique por muitas vezes, o nosso obrigado a quem nos visita, espero que tenham gostado, pois nós gostamos do que temos feito até ao momento, na nossa busca incessante de felicidade e de novos trilhos pela vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário