domingo, 10 de abril de 2011

TREINO DE GRUPO

Para o dia de hoje estava previsto um treino de rotação e resistência com vista a nossa preparação para a via algarviana, acabamos por realizar uma volta com cerca de 65km, que teve como destino o Cabo Espichel, no dia de hoje contamos com 6 CicloBeatos, o Flávio, o Tiago, o Nuno, o Mário, o Hipólito e o Fernando, e mais uma vez tivemos a presença de um convidado, desta feita foi o amigo Paulo Machado.

O dia começou para nós com a saída de Vila Nogueira, de seguida rumamos aos Brejos de Azeitão e ao quartel do Bombeiros Sapadores, para ir buscar o Nuno que tinha acabado de sair de serviço e fez o esforço de nos acompanhar logo imediatamente após à saída de uma noite de serviço (sem dúvida há que louvar a atitude do homem), depois fomos para a variante da N379 dos Brejos e direitos aos Canais, para irmos pelos areeiros e atravessar a N378, na Carrasqueira.

Atalhamos depois pelo trilho bastante utilizado por nós e em especial no inverno, já que nesta época a areia é já alguma, e que nos levou até à Herdade do Cabeço da Flauta, depois entramos no asfalto passando pela Lagoa, Alfarim, Aldeia do Meco e Bicas, onde voltamos a entrar em terrenos de terra batida até à Praia da Foz, onde começamos a subir até à aldeia da Azóia e pela estrada das Aguncheiras, novamente em asfalto seguimos em formação até ao nosso destino do dia o Cabo Espichel, onde nos alimentamos e tiramos a foto da "praxe".

Estava na altura de regressar e fizemos o percurso de regresso sempre por mato evitando desta feita o alcatrão, apenas tivemos um pequeno deslize junto ao farol onde não entramos logo no trilho e tivemos de atalhar por terreno não "ciclável", passamos novamente pela Azóia, depois aldeia da Serra e Pinheirinhos, para voltarmos ao asfalto a seguir à estalagem dos Zimbros, indo pelo Zambujal, Cova da Raposa, Corredoura, Santana, aqui tomamos a direcção das Pedreiras e entramos no estradão de Calhariz que nos conduzi-o aos Casais da Serra, e consequentemente de volta ao asfalto até Aldeia de Irmãos, Oleiros, e finalmente Vila Nogueira de Azeitão após 4 horas a pedalar e 65km feitos numa média de 15km/h e com 684mt de altimetria.

Apenas queria deixar aqui uma nota, para todos os elementos dos CicloBeatos, nos quais me incluo, como é óbvio, hoje foi notório que não sabemos rolar em grupo, sei de antemão que existem diferentes estados de forma e de evolução nos membros, mas temos de respeitar os que estão um pouco mais atrasados na aquisição da forma ideal, e acompanha-los, sempre e ajuda-los, o que hoje voltou a não acontecer... Sim de facto aconteceu uma grande entreajuda durante 60km... Mas a volta só acabou aos 65km e nestes últimos 5km e já com o cheiro a casa nos narizes, alguns CicloBeatos esqueceram-se dos mais atrasados e contrariamente aos nossos princípios, descolaram sem se importarem com os que estavam para trás, sei também que não o fizeram por mal, mas a meu entender temos de controlar esses ímpetos, para podermos trabalhar como grupo e como grupo conseguirmos atingir os nossos objectivos.

De qualquer maneira este treino foi muito positivo, pois podemos ver os nossos pontos negativos e tentar corrigi-los num futuro mais próximo, quero também deixar aqui o aviso de que para a próxima semana vamos a Ferreira do Zêzere, onde teremos um treino de maiores altimetrias e quilómetros também, muito similar ou que iremos encontrar lá em baixo no "deserto" algarvio.