domingo, 14 de agosto de 2011

CICLOCROSS NA ARRÁBIDA



Hoje voltei a não participar no passeio semanal dos CicloBeatos, mas para compensar a minha falta, os meus companheiros habituais, Hipólito, Mário e Flávio, contaram com a presença do Renato, que esteve afastado do nosso convívio ciclista durante alguns meses, devido a lesão, benvindo novamente ao nosso convívio, Renato espero que a tua lesão já faça parte do passado e que não te volte a apoquentar.

Para o dia de hoje estava marcado no calendário uma ida a Sintra, mas como eu não compareci, e como não existia outro GPS, era difícil para os meus amigos irem para tais paragens, é que apesar de já lá termos ido algumas vezes, não é fácil decorar os caminhos, ainda mais quando só lá se vai uma vez por ano, por isso os meus camaradas resolveram, e bem ficar pela Arrábida, apenas reparo agora ao ler a crónica que o Mário me enviou, que alguns se arrependeram, de voltar a confiar os destinos do percurso ao "Sr. Engenheiro das Cancelas", pois aconteceu que este rapaz os pôs, a "pedalar" por caminhos estritamente indicado para pedestres, vá lá desta vez nem sequer andaram por areia, vejam isso como positivo... Portanto a partir deste momento passo a citar o nosso cronista de hoje.


"Já tinha dito aos companheiros de pedal que estava na disposição de experimentar um trilho que habitualmente é usado pelas gentes de Azeitão aquando da subida da serra na Sexta-feira Santa, sabia que grande parte não era ciclável devido a árvores caídas, vegetação densa e muitos socalcos por onde passa a água no inverno. Mas que raio somos CicloBeatos e do nosso lema faz parte o léxico “Aventura”!
Tinha a meu favor que só eu conhecia o “caminho” e disse-lhes que iríamos fazer algumas partes do trilho a pé, mas meus caros basicamente foi uma hora de PéTT, já que raros foram os momentos em que conseguimos pedalar, até chegar ao alcatrão da estrada perto das antenas, de facto o caminho está muito fechado, até mais do que quando lá passei este ano a pé por altura da Sexta-feira Santa. A boa disposição de todos foi de notar, onde tenho a realçar as dificuldades do Renato do alto do seu 1,94m para superar alguns “túneis” de vegetação onde a bicicleta mal passava.
Devido á dificuldade do percurso gerou-se uma revolta no pelotão e ainda me juraram pela pele, mas eu ia sempre dizendo que estávamos perto, e não acredito que eles voltassem para trás, ao chegar ao alcatrão, a parte do CicloCross em que se anda com a "bike" às costas tinha acabado.
A seguir rumámos direitos às pedreiras da Sobrissul onde enfrentámos a subida mais a sul da mesma, com algum calor e muitas moscas á mistura, descemos direitos á aldeia das Pedreiras, fizemos um dos muitos caminhos das terras do Risco e entrámos na estrada de Calhariz frente ao palácio com o mesmo nome, nesta estrada a nota dominante é sempre a velocidade e até Vila Nogueira de Azeitão foi sempre a abrir, com tempo ainda para encetar conversa com um Espanhol que viajava de "bike" em auto-suficiência e com um projecto de 1700km em 20 dias.
Ao chegar ao ponto de partida bebemos as nossas bebidas energéticas de alto poder recuperador, elaboradas á base de cevada com cor escura."

A descer desde o alto da Madalena


Nos trilhos do "Chico-das-saías"


Objectivo do dia... chegar lá em cima...


...Entretanto muito PéTT...

Ou quase...

O Renato a pensar... Onde estes tipos me troxeram hoje!...


Finalmente o fim do trilho para "pedestres com catanas"

Deixa-me mas é fugir senão, o Mário mete-se no mato outra vez!...



Vista do miradouro da pedreiras do Risco


A íngreme subida das Pedreiras Sul


Finalmente a foto que faltava no chafariz de aldeia rica

Ingestão de bebidas energéticas de verão


Para a semana que vêm ainda estou de férias e o mais provável será, não ir pedalar com os meus amigos CicloBeatos, entretanto desejo-lhes desde já boas pedaladas e um abraço.

1 comentário:

  1. Boas
    Isto não é para meninos!!!!!
    O que fizemos hoje não é fácil, andar com a bike a maior parte das vezes às costas.
    Ah e fizemos os mil de acumulado da ordem.
    Abraços

    ResponderEliminar