segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A VOLTA DO VIEGAS



Conforme acordado entre os Ciclobeatos, hoje foi a vez do Fernando Viegas decidir por onde iriamos rolar, no sítio habitual pelas 08:00h estavam o Hipólito, o Viegas, eu (Mário), o Flávio, o Renato e os irmãos Maricato (o Pedro e o André).
Arrancámos em grande pedalada, direitos á Califórnia pela rua dos Picheleiros, onde depois de passar a Quinta da Califórnia, voltámos á direita até ao alto, descendo o single-track do Casal dos Cortiços, que acaba junto ao "Fim do Mundo", em frente, seguimos até ao moinho do cuco, passando pela casa abandonada para descer até á EN10, e seguir para a estrada dos barris em direcção a Palmela, até aqui o ritmo foi elevado não sendo de estranhar, já que os dois amigos que se juntaram ao grupo habitual são bem mais novos!
Vinhas da Califórnia
Fotógrafo, mais rápido que a própria sombra

No entanto a experiência é um posto, o que veio a provar-se, já que estes amigos mais novos não fizeram o percurso na totalidade, também por solidariedade com o Renato, que se ressentiu da sua arreliadora lesão. Voltando á volta que o nosso amigo Fernando elaborou, com muitas subidas, saímos da estrada dos barris, subimos pela Portela e fizemos-nos ao "fio dental", daqui rumámos direitos a Palmela para voltar á direita junto ao BTT de Vale de Barrios, pela famosa subida da Escudeira, e depois até às antenas da RTP de Palmela, onde voltámos á direita pela não menos famosa Jibóia, mas desta vez a descer, pudemos constatar que também aqui alguém espalhou gravilha com fartura, á imagem do "cai de costas", o que dificulta a descida, imagine-se a subir!
"Fio Dental"


Setúbal desde a Serra de São Paulo


Chegados á Baixa de Palmela continuamos pela Cobra... Claro! O que poderia ser quando a volta é pensada por um dos totalistas da Via Algarviana… Subida a Cobra contra o vento, "chiça" que não foi nada fácil depois de entrar no alcatrão, temia-se uma virada á direita para o Castelo altaneiro de Palmela, o que não veio a acontecer, ao invés virámos á esquerda para encostarmos num pequeno miradouro onde tirámos a foto de grupo e abastecemos de líquidos e sólidos.
Vale de Barris


Saídos daqui novamente na estrada dos Barris, para voltar direitos a Setúbal, á esquerda, pelo casal da Murtinheira, e já no alto antes de começar a descer na direcção de São Paulo, voltamos á direita para as pedreiras de São Luís da Serra. Aqui alguns queixumes do acumulado de subidas e do facto de estarmos já muito longe de casa, no entanto lá fomos em grande velocidade até á Capela de São Luís, e antes desta, viramos á esquerda para cruzar a EN10 e entrar na estrada das Oliveirinhas até ao Parque de merendas da Comenda.



Muito gostam eles de fotos em grupo!...

Na estrada das oliveirinhas


"High Speed Rolling"

Quando os CicloBeatos mais velhos apontaram para a subida do "helicóptero", o Renato e os irmãos Maricato preferiram seguir pelo caminho junto á ribeira, assim lá foram os “cotas” fazer o percurso que o Viegas, tinha idealizado, subindo até ao caminho do "helicóptero" e ainda fazendo um desvio á direita, a um miradouro fantástico (Alto da Comenda), com uns medronhos ainda melhores, não é Flávio? Tiradas algumas fotos que o lugar é propício a tal, arrancámos até ao vale da rasca passando pelo caminho das cruzes e chegados ao alcatrão tivemos mais um pequeno problema… A luz do motor de um dos CicloBeatos acendeu (câimbras no check engine) pelo que não nos restou outra opção, senão seguir numa toada mais calma pela estrada dos Picheleiros até á Aldeia Grande (na Várzea da Muda) e fazer o regresso pela EN10 para Azeitão.
Vista do alto da Comenda
Caminho das cruzes (Casal do Freixo)
Nas imediações do casal do Serrano (Vale da Rasca)
Quinta dos Arneiros 



Volta muito boa com a pena de não ter sido feita na totalidade, do que tinha sido pensado pelo Viegas.

Percurso perfeito! Com acumulado de subidas e descidas idêntico, 1123 mt


Sem comentários:

Enviar um comentário