domingo, 15 de janeiro de 2012

IGREJAS E CAPELAS REVISITADAS



Neste domingo frio e cheio de nevoeiro, resolvemos fazer a volta dos CicloBeatos que passa por várias, não todas como é óbvio levaria muito tempo, igrejas e capelas que existem no Parque Natural da Arrábida. Na descrição que faço vou identificar as igrejas e capelas pelo sítio onde estão inseridos e pelo nome que são do conhecimento geral.
Trio de ataque pronto a visitar o maior numero possível de Igrejas e Capelas, o Hipólito o Renato e eu Mário.

Primeira da lista a Igreja de Vila Fresca com toda a sua imponência a fazer frente á também espetacular Quinta da Bacalhoa, ali paredes meias.
Daqui pelo alcatrão da EN 10 até à capela das Necessidades e depois de uma foto, pela estrada dos barris onde podemos desfrutar da beleza de um manto de nevoeiro que cobria o vale, conforme poderão constatar pelas fotos que não me canso de tirar.
Para chegarmos a outra capela, a de São Luis, seguimos à direita pela estrada das Oliveirinhas e já no vale de Alcube cortámos à esquerda por um estradão que no leva até à estrada da Quinta do Rego de Água.
Junto ao Tanque virada á esquerda e mais à frente á direita por um single muito giro que vai terminar junto da mesma estrada mas mais abaixo do tanque.
Tempo para comer uma barrita e o Hipólito nos informar que tinha de estar cedo em casa.
Seguimos até á Aldeia Grande para passarmos junto à capela de São Pedro de Alcube, e daqui pela comenda seguimos até à estrada dos Picheleiros onde fizemos mais um pouco de alcatrão e onde começaram a cair umas pingas, coisa pouca.


















No sentido do Parque de Campismo, optámos por voltar á esquerda um pouco antes para seguirmos direitos ao Alambre mas pelo vale.
Com o tempo mais carregado eis que começa a chover como se não houvesse amanhã!
Claro que estamos em Janeiro e é tempo de chuva, mas acreditem que até aos Casais Da Serra foi um pouco penoso, já que chuva com frio não é das coisas mais agradáveis.
Nos Casais da Serra virámos para a Aldeia da Portela onde visitámos a Capela da Quinta de Santo Amaro, esta é uma capela particular que está inserida na quinta com o mesmo nome.
Mais á frente a capela da Aldeia de São Pedro, depois a capela de Aldeia de Irmãos e a capela de Oleiros.
Por último mas com igual importância às anteriores a Igreja de Vila Nogueira.













Volta a reter já que é do agrado dos CicloBeatos e é sempre passível de ser aumentada ou alterada, tendo sempre como referência as Igrejas e Capelas.


Aqui fica o registo do Sacristão a fazer o chamamento dos seus confrades CicloBeatos.


Sem comentários:

Enviar um comentário