domingo, 27 de janeiro de 2013

CHUVA DO CATANO!... E DO CAMANO!


O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje períodos de chuva, por vezes fortes, com condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e rajadas de vento até 65 quilómetros por hora, e ondulação até cinco metros.
De acordo com as previsões avançadas pelo instituto, no território a norte do rio Tejo, e ao longo da costa ocidental, haverá "períodos de chuva, por vezes forte, passando a aguaceiros com condições favoráveis à ocorrência de trovoada". Para a região sul, o IM prevê períodos de chuva forte e vento forte a muito forte, divulgou esta entidade no seu endereço electrónico. As temperaturas registadas variam entre os 14 graus de máxima, no baixo Alentejo, e os 4 graus de mínima na região da Guarda.

Em relação ao estado do mar prevê-se ondulação de sudoeste entre os quatro e os cinco metros para a costa ocidental, e ondas até 2,5 metros na costa sul, no Algarve. As barras marítimas estão todas abertas, apesar da Figueira da Foz e de Vila do Conde apresentarem condicionantes à navegação.

Para as ilhas da Madeira e dos Açores, a previsão meteorológica é semelhante à do continente, com chuva, por vezes forte, e rajadas de vento forte até 45 quilómetros por hora com ondulação até 4,5 metros.


O passeio de hoje foi muito curto, percorremos apenas 25 quilómetros debaixo de uma intensa e incomodativa chuva miudinha ou (molha parvos). Adjectivos à parte, o que é certo, é que regressamos bem molhados.
No dia de hoje apenas três impermeáveis apareceram para nadar... Perdão!... Para andar de bicicleta. Os nadadores/ciclistas, do dia foram o Hipólito. o Renato e eu (Fernando).
O nosso trio de hoje, ainda teve o prazer de encontrar, e confraternizar com, já nossos velhos e bem conhecidos de outras e talvez de futuras andanças.
Não!... Não encontramos o Mário nem o Flávio, nem nenhum dos outros CicloBeatos tresmalhados, desta vez, encontramos uns simpáticos vitelos que nos distraíram um pouco, neste dia de dilúvio.
Do passeio, não há nada a salientar, exceptuando o facto de que, poderíamos, ter ficado em casa quentinhos e de volta dos afazeres domésticos, no entanto quisemos estar novamente, na companhia dos nossos amigos, e resolvemos sair do conforto do lar, no que se revelou a meu ver, uma escolha certa pelo motivo da companhia, mas redondamente errada, no que respeita às condições meteorológicas que encontramos.
Para a semana esperamos que faça muito sol, e que apareçam mais CicloBeatos. É que já só faltam quatro (4) meses para o passeio anual, e o dia de arranque dessa aventura, aproxima-se a passos largos e sorrateiramente.




Sem comentários:

Enviar um comentário