domingo, 17 de fevereiro de 2013

CICLOBEATOS EM ARRAIOLOS


No domingo, fomos até a Arraiolos, comemorar com os Furões do Alentejo, o 6º aniversário, do grupo que tão bem nos acolheu, neste dia bem passado.


Arraiolos é uma vila  portuguesa situada no Distrito de Évora, região Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com cerca de 3 380 habitantes.

É sede de um município com 684,08 km² de área e 7363 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Mora e Sousel, a leste por Estremoz, a sul por Évora, a sudoeste por Montemor-o-Novo e a noroeste por Coruche.

Arraiolos possui muitos locais de interesse dos mais variados tipos. No que toca a aspectos Histórico-Culturais destaca-se o Castelo de Arraiolos, um dos únicos castelos circulares do Mundo, a Pousada de Nossa Senhora da Assunção, a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia de Arraiolos e a Igreja Matriz de Vimieiro, a Ermida de São João do Campo, Santana do Campo, o Palácio da Sempre Noiva de Arraiolos e o Palácio dos Condes de Vimieiro, de destacar também o Pelourinho de Arraiolos e todo o centro histórico. No património Paisagistico de destacar, entre várias, a Albufeira do Divor e a Zona de Vale de Paio, zona de passagem do Rio Divor, acessível através da Ecopista de Arraiolos.

No artesanato são de destacar os Tapetes de Arraiolos, com séculos de história, bordados à mão por gerações e gerações de bordadeira, fazem parte do artesanato mais conhecido de Portugal, estando a ser preparada a sua candidatura a Património Da Humanidade.

O Concelho também é rico em Montado, pelo que artigos em cortiça também fazem parte do Artesanato Local. Destaca-se também os Artigos em Barro.

Para além dos locais de interesse histórico, Arraiolos tem também características únicas no que toca à gastronomia. Por exemplo, os "Pastéis de Toucinho", doce original desta terra, com marca já registada por uma pastelaria local. As Empadas, um salgado típico, de massa tenra recheada com carne de galinha, também já tiveram direito a destaque durante um festival gastronómico.

Assumindo a sua importância sócio-cultural e económica, a gastronomia é parte integrante da oferta turística de qualidade que Arraiolos lhe quer dar.

Os pratos de “Porco”, de “Borrego”, de “Vitela”, as “Sopas Alentejanas”, as “açordas” e as “migas” realçam a diversidade da nossa gastronomia, ligada ao mundo rural, preservado, com toda a sua importância cultural, representando um contributo para desenvolver e promover o rico património histórico do nosso concelho e potencializar as nossas capacidades na área do turismo.

Actividades gastronómicas: - Semanas Gastronómicas/Estabelecimentos de Restauração – Fevereiro/Setembro - Mostra Gastronómica e Feira do Tapete de Arraiolos-Pavilhão – Fim Outubro/Inicio Novembro

As principais actividades económicas passam pela produção de vinho, cortiça, pelo turismo, pelo artesanato (Tapetes de Arraiolos), por Metalúrgica, Pecuária e Agricultura.

Destacam-se as Áreas Industriais de Arraiolos e Vimieiro.

Local de arranque do passeio.




CicloBeatos na região de Arraiolos

Mesa dos CicloBeatos...







Com a chancela dos CicloBeatos

Bolo de 6º Aniversário



o Regresso a casa...




Percurso quase plano, próprio para rolar... Para aquecer, só um pouco no final.

Nem só de vinho vive o Homem...

Calçado Japonês,  exclusivo para os CicloBeatos.

Sem comentários:

Enviar um comentário