domingo, 14 de abril de 2013

ENCONTROS E SOLIDARIEDADE

  
Hoje rumamos apara os lados do concelho de Sesimbra numa volta feita mais a rolar, e que contou com a presença de seis CicloBeatos, os "habitues" Hipólito, Fernando, Mário, Flávio, Renato e a honra da presença do companheiro de outros voltas, o Machado.

Num dia em que se denotou, que a melhoria da forma física já é um atributo comum a todos os CicloBeatos, fizemos 45 km, bem "rapidinhos", saímos às 8.30 e pelas 11.30 estávamos no ponto de partida, com algumas "subiditas" pelo meio, ainda fizemos 623 metros em acumulado.

De salientar neste animado dia de Primavera a roçar o Verão, com muito sol e calor,(que o digam os meus bronzeados membros superiores) o encontro com vários amigos sendo o ponto alto, o encontro com o nosso amigo e participante nos comentários, Mário Lima, detentor do blogue http://hojecorroeu.blogspot.pt/, o encontro deu-se na Serra da Azóia (Cabo Espichel), sendo colega de trabalho do Mário Jesus, fomos inicialmente reconhecidos pelas "jerseys".

Exclamando o Sr. Mário Lima: Vocês são os CicloBeatos!?
Ou que respondemos: Sim somos.
Sr. Mário Lima: - O Mário está aí com vocês?
CicloBeatos: Sim vêm aí a trás a conversar com outro amigo.
Fernando Oliveira: -Por acaso o Sr. não é quem, costuma comentar no nosso blogue!?
Sr. Mário Lima: - Sim sou.


A partir deste momento foi só aguardar pelo Mário, e confraternizamos um pouco com este nosso amigo dedicado às corridas "off road", e que hoje estava no abastecimento, de uma prova.
É para nós sempre um grande prazer encontrar pessoas conhecidas, ainda mais quando compartilham valores idênticos aos nossos, um bem haja ao Sr. Mário Lima e ao seu gosto pela natureza e desporto, com certeza haveremos de nos encontrar muitas mais vezes.


Depois no regresso ainda tempo para encontrarmos o nosso amigo José Júlio (Saruga), que no inicio ainda acompanhou os CicloBeatos, entretanto por motivos pessoais afastou-se um pouco do BTT, e é com grande alegria que o vemos voltar as lides "betetistícas", mesmo que não seja no nosso grupo, o que interessa é pedalar e fazer o que se gosta, grande abraço José Júlio, que os nossos caminhos se cruzem muitas vezes.


Para acabar em beleza, já em Vila Nogueira e após a volta dada por encerrada, e quando já me dirigia para casa, junto à parada dos táxis, um Mercedes em apuros. Acidentalmente o condutor subiu o lancil sem se aperceber na sua elevada altura. ficando suspenso sobre ele.
Pediu-me auxilio, eu chamei o Hipólito que estava por perto e os três tentamos em vão arrastar tão elevado peso, acabando por colocar a roda da frente também em suspensão sobre o dito lancil, vendo que éramos poucos para tão elevado esforço, pedimos auxilio a três ciclistas que se encontravam nas imediações a observar, ao que eles se negaram dizendo que era melhor chamar o reboque e que estavam com pouca força...
Ora meus senhores... No momento nada respondi para evitar conflitos e até porque tais indivíduos não mereciam a nossa perca de paciência, mas agora depois de algumas horas passadas reflecti e não posso deixar despercebida esta grandessíssima falta de solidariedade, por parte de três "ovelhas negras" do ciclismo, desporto onde a solidariedade é uma constante, e onde todos dependemos de todos.
Alias nem era necessário serem ciclistas, bastava serem Homens, e não o foram, ou melhor nem gaiatos, pois esses se calhar apesar da sua força ligeiramente diminuta, não se negariam com tanta cobardia como estes senhores de barba rija, ou quase rija, neste caso tenho a certeza que até imberbes nos ajudariam...
Vergonha meus senhores... Tenham vergonha... Hoje os outros, amanhã nós!

Claro está que após se chamar e reunir mais dois ou três CicloBeatos e com mais alguns transeuntes que por ali passavam, conseguimos desenrascar o momentaneamente desafortunado casal, que nos ficou imensamente grato pelo gesto de boa vontade e solidariedade.

Só a titulo de curiosidade, pois mais alguém pode não saber o significado aqui fica a explicação.

A palavra “solidariedade” é derivada do termo “obligatio in solidum”, que no direito romano expressava, primitivamente, a obrigação comunitária, ou seja, as responsabilidades que o indivíduo tinha em relação a uma colectividade à qual pertencia e de cuja manutenção se beneficiava, como a família.

Solidariedade social: Assim, a solidariedade social subentende, a princípio, a ideia de que seus praticantes sintam-se integrantes de uma mesma comunidade e, portanto, sintam-se interdependentes.

A solidariedade é a adesão circunstancial à causa ou à empresa de outros. Por norma, este termo emprega-se para denominar uma acção generosa ou bem-intencionada. De qualquer forma, a sua raiz etimológica faz referência a um comportamento in-solidum, ou seja, que se unem os destinos de duas ou mais pessoas. Portanto, ser solidário não é só prestar ajuda, uma vez que também implica um compromisso com aquele a quem se se oferece a sua solidariedade.

O sentido mais básico da solidariedade supõe que seja exercida sem discriminação de sexo, raça, nacionalidade, religião ou afiliação política. A única finalidade da solidariedade pode ser o ser humano necessitado. De qualquer forma, o uso do termo ficou desprestigiado diante o abuso do discurso político e do chamado marketing solidário.

A verdadeira solidariedade consiste em ajudar alguém sem receber nada em troca e sem que ninguém saiba. Ser solidário é, na sua essência, ser desinteressado (no sentido em que não se tem segundas intenções). A solidariedade só se move pela convicção de justiça e igualdade.

2 comentários:

  1. Companheiros

    Já tinha feito aqui um comentário, mas pelos vistos... Foi-se! (devo ter-me esquecido de colocar alguma coisa ao clicar no Publicar e não reparei :D )

    Foi um prazer enorme ter-vos conhecido num local que nunca pensei que tal pudesse ocorrer. Uma porque é a 1ª vez que estou num abastecimento de um Ultra e depois porque nunca por ali tinha "rumado" tanto a correr como simples passeante.

    Reparei que ali é um circuito muito frequentado pelos BTT, pois para além do CicloBeatos outras equipas por ali pedalavam.

    E foi curioso porque a única equipa que olhei para o nome foi a vossa. :) E para além conhecer o escriba destas prosas muito bem escritas e interessantes, os companheiros que aqui vejo em fotos e o meu amigo de trabalho, o Mário João.

    Continuação de boas passeios e aventuras e onde, em qualquer lugar, há sempre uma lenda para contar deste nosso Portugal.

    Sobre a solidariedade que não houve o escriba deste texto já disse tudo.

    Um Bem-Haja para todos e até uma próxima!

    (já sei a razão porque o meu comentário anterior não apareceu. Escrevi-o no Google Chrome e por razões que a própria razão desconhece não validou. Felizmente tinha guardado agora o comentário no word, abri o IE e aqui está ele)

    ResponderEliminar
  2. Olá Sr. Mário Lima

    Tivemos muito gosto em o conhecer, esperamos que volte
    às nossas paragens rapidamente, e aproveite também para passear na zona do Cabo Espichel. Existem lugares muito bonitos, como constatou, talvez se "vasculhar" na nossa página encontre vários motivos para se deslocar a esta zona e desfrutar da beleza da região.

    Mais uma vez agradecemos a sua participação no nosso espaço.
    Também lhe pedimos desculpa pela não publicação imediata dos comentários, mas como deve entender, estes são sempre sujeitos a moderação, não é no seu caso.

    Mas não vá o "Mafarrico" tece-las, e este é um espaço frequentado por menores, por esse motivo mantemos os comentários, não sob censura (isso nunca), :-) mas sob moderação.

    Um grande Bem-Haja para si e até breve!

    ResponderEliminar