domingo, 21 de abril de 2013

PALMELA !?


Neste domingo de quase Verão, devido às altas temperaturas, que se fazem sentir no nosso país, para esta época, apareceram cinco CicloBeatos, o Hipólito, o Fernando, o Machado, o Renato e o Pedro.
Para este dia estava prevista a volta que o Mário na semana passada, "rejeitou", ao escolher a óbvia e mais "levezinha" ida para os lados de Sesimbra, portanto esta semana estava guardada, a segunda opção, Palmela, pena que o eleitor, da volta da semana passada não tivesse comparecido à chamada no dia de hoje. Será que estava a adivinhar algo!?

No que diz respeito à preparação para a volta de aniversário, a participação junto dos "amigos da pedalada", pode-se resumir a apenas três elementos, pois os outros continuam, na "balda". Será que andam a treinar às escondidas!? Esperamos que sim!

O destino do dia era Palmela, e lá fomos nós ao aquecimento subindo pelo alto do Cuco ao que se seguiu "o sobe e desce" com direito à sempre radical descida pelo "fio dental", depois um pequeno desvio para o "Chaparral", onde voltamos para a Escudeira, numa subida que já não realizávamos há algum tempo, seguimos pelo "Trilho do Calhau", vulgo, Casal da Cruz, para fazermos a abordagem à Serra de São Luís pelo lado Norte, e pelo "Alcatrilho", após o cruzamento para o posto de vigia e já no sentido descendente, tempo para recordar um antigo trilho, que outrora percorri com o Simão Ricardo, agora esquecido, e apenas utilizado por pedestres, e que nos reconduziu ao sopé da Serra, junto ao Zimbral, posso também adiantar desde já que de momento o final do trilho se encontra em más condições para a pratica de BTT o que nos levou a fazer PéBT em cerca de 10 a 20 metros.

Dirigi mo-nos depois para a inicialmente empedrada, subida do Casal do Vento Grande, chegados ao topo, tempo para a foto de grupo e pausa para a "comezaína", habitual de "barritas" e afins, depois e para espanto de quase todos em vez de descermos pela "Jibóia", seguimos na direcção do antigo retransmissor da RTP, onde armados em "Downhillers" e num misto de BTT, PéBTT descemos no local de Santo António, até à Baixa de Palmela, nesta localidade fomos pela lagartixa, ou seja apenas atrás do seu rabo, pois como não a conseguimos agarrar, fomos directos para a sua toca.

Tempo de Verão... É verdade meus amigos, apenas tempo de verão, pois aqui na "toca da lagartixa" ainda é inverno e com muita lama, que o digam as nossas limpinhas "bikes", até então reluzentes.
A feição de alguns elementos do grupo era tipo... Onde é que estes gajos me meteram!
Mas entraram rapidamente no espírito de CicloBeato e superaram a prova com distinção.
De notar que a toca, também recompensou os audazes com uma limpeza nos seus domínios.

Pois foi, meus amigos, o titulo da crónica é Palmela, e também foi dito o nome desta vila, várias vezes durante o passeio de hoje, só que nunca mais lá chegávamos, apenas a avistamos por breves momentos, no nosso serpentear por entre as suas serras e montes "quase sobranceiros".
Finalmente chegamos a esta vila... Chegamos e partimos logo... Ou se calhar nem chegamos a entrar, pois vindos da estrada dos Barris viramos logo para o trilho dos Moinhos, o qual optamos por percorrer pelo trilho de baixo, pois rolaríamos mais rápido evitando encontros com pedestres e outros "betetistas" (que ao domingo são imensos neste local), sempre em alta velocidade regressamos, passando pelo trilho do pomar, e descendo pelo trilho do Cabeço da Torres, depois asfalto até São Gonçalo, onde voltamos aos trilhos "Off Road" pela Salmoura, a partir daqui começamos a distribuir os integrantes do dia de hoje pelas suas zonas de habitação, salienta-se ainda o desbravar de novos trilhos por parte dos dois últimos resistentes (Hipólito e Fernando) com expedições pelo, Figueirão, Galeotas e mais uma vez pelo "privado" trilho NH10.

Hoje registamos 40 km com 864 metros de acumulado em subidas, numa calma média de 10 km hora.










Sem comentários:

Enviar um comentário