domingo, 5 de maio de 2013

REVISITAR ALCUBE


Com um começo de volta a roçar o "puxadinho", iniciamos este dia, de sol e boas temperaturas, hoje apareceram inicialmente sete CicloBeatos, o João, o Hipólito, o Fernando, O Mário, o Flávio, o Renato e o Pedro, sendo que a meio da volta dois deixaram-nos, por motivos gastronómicos.

Para o dia da Mãe estava prevista, uma volta curtinha, e assim foi, com apenas 30 km, mas com 870 metros de acumulado.
Começamos por subir desde Vila Nogueira até ao Alto da Madalena, depois descemos um pouco e pelo casal do Roberto, entrando na estrada dos Picheleiros, para de seguida atingirmos um dos nossos amores, no Casal da Ribeira, a subida da Louriceira, com descida pelo casal da Amorena, na estrada da Rasca dividimos o grupo, sendo que cinco foram pelo técnico trilho do Caramual, e dois foram pelo asfalto, subindo junto ao casal do Serrano, juntos novamente, descemos pelo "Trilho Maravilha" que se inicia no alto Quinta do Teles, optamos neste espectacular trilho ir para o lado das quintas, saído junto da ribeira da Ajuda, onde certamente e novamente outro CicloBeato, jamais esquecerá esta passagem do riacho... não foi Renato!?
Não te preocupes eu também já me "banhei" nessas águas!

Atalhamos pelo trilho do Lima, e já no "estradão" da Urze, o que delimita a sul a Portela da Sardinha, começamos a preparação para a subida do Fim do Mundo, que por esta hora da manhã se encontrava super povoada, com os já tradicionais "artistas" do costume, a maioria a descer... 

Rápida passagem pelo moinho do Cuco, para foto de "família" junto ao moinho velho, depois veio o célere recreio, a descer pelo trilho da Palhavã, onde na N10, nos despedimos dos nossos amigos Mário e Flávio, atarefados com os afazeres "domingueiros". Descemos pela Necessidades velhas, voltámos à N10 na Aldeia Grande, para, e pela primeira vez subirmos pelo casal do Zimbral, numa abordagem a subir, pelo "kamikaze", derivando para dentro das serras de Alcube perto do tanque.
A partir daqui foi sempre a pedalar dentro das serras de Alcube, inicialmente nos belos trilhos, abaixo do cabeço do Zimbral, protegidos pela generosa vegetação, do forte sol que já se fazia sentir aquela hora.
A partir do casal do Rosmaninho, toca a subir até ao casal do Carapuço, descida para o "estradão de Alcube" 

Da palavra árabe "al Kubba", que significa túmulo importante, chegou aos nossos dias a designação de um vale majestoso, encaixado entre as Serras de São Francisco e de São Luís. Nesta modesta altitude temos uma visão ampla sobre a foz do Tejo, a Norte, e a Serra da Arrábida, a Sul. Por aqui passaram ilustres personagens da História de Portugal, como Vasco Queimado de Villalobos que tem o seu descanso eterno na Capela das Necessidades, bem como vários Reis de Portugal que neste vale encurralavam veados e javalis nas suas caçadas reais. Bastante humanizado é hoje local privilegiado para a produção de Moscatel de Setúbal e Queijo de Azeitão, sendo comum encontrar as ovelhas nas suas pastagens.

Após breve elucidação Histórico-Geográfica, foi só subir mais um pouquinho, e só... Até ao Caí-de-Costas, ascendendo está claro pela subida da Portela.
Após o "desafio" supremo do Caí-de-Costas, e que deixou moças, visíveis no João Dias (literalmente jogou-se no chão após a subida), completamente desgastado... Pois é João só os rolos não chegam...
Entramos na "Toca do Coelho" e confesso que fazê-la neste sentido é bem mais agradável, pessoalmente já não a descia à bastante tempo.
Pelo Zigue Zague dirigi mo nos para São Gonçalo, onde pela N379, regressamos ao ponto de partida, estava feita a volta de hoje.


















Sem comentários:

Enviar um comentário