domingo, 30 de junho de 2013

7 "O´CLOCK" TIQUE TOQUE


Hoje começamos a nossa volta pelas 7.00, pois a temperatura ambiente é muito elevada e facilita começar um pouco mais cedo a aventura domingueira. Já por esta hora notava-se claramente que o dia iria ser bem quente, não soprava qualquer brisa e o ar era já irrespirável.

No local de partida pelas 7.00, já lá se encontravam o Renato e o Simão, eram 7.02 quando cheguei, e preparava-me para respeitar a tolerância habitual de 15 minutos, quando o Simão, um pouco impaciente, nos comunicou que tinha que se ir embora que já era um pouco tarde e que só esperava mais dois minutos, ao que lhe respondi : Amigo não empata amigo!... Passados os minutos de tolerância do individuo, este despediu-se de nós e arrancou para o "seu" passeio em grupo.
Volvidos mais 3 minutos chegou o Hipólito, comunicamos-lhes o sucedido, e após mais cinco minutos de espera, na esperança de que mais elementos se juntassem ao grupo, o que não veio a acontecer, arrancamos às 7.15, findos os normais e quase regulamentares, 15 minutos de bom senso e espera por alguém que goste do nosso convívio e que possa ter tido o infortúnio de se atrasar pelos mais diversos motivos ou razões.
Mário e Flávio... Sentimos a vossa falta! Toca a levantar... Não os "biceps" do balcão, mas o "rabito" da cama mais cedo!

Bem vamos lá ao que realmente interessa e conta para o relato das aventuras do grupo, após subida ao Alto da Madalena, começamos a descer e demos com a estrada barrada por montes de areia... Finalmente começaram as obras para o melhoramento da estrada, e evitar mais deslizamentos de terras, que tornaram esta via intransitável.






Seguimos então para o Pinheiro da Velha, atravessamos o "Chico das Saías" num maravilhoso passeio pela natureza e à sombra. Pena... Continua a ser o lixo depositado no local da antiga habitação do eremita que certamente já devia ter sido removido do local (ver crónica) ALTO DA COMENDA, ainda por cima andaram a tirar cortiça e deixaram o lixo no mesmo local como podem comprovar nas imagens em baixo... Ou será que não repararam por exemplo... No grande electródomestico por debaixo do sobreiro podado!?





Depois fomos pelo "estradão" de Calhariz, e rumamos às Pedreiras, desta vez fomos por novos caminhos e deparamos com o que podem ver em baixo... Palavras para quê!?
(Podem consultar a nossa crónica) ÁREA NATURAL (DES)PROTEGIDA
De notar que este é o lado Norte das Pedreiras, junto a Sampaio e à Maça, onde certamente poucos imaginam que o local esteja neste estado... Mas enfim!...



Com o calor a apertar cada vez mais, dirigi mo nos para a Faúlha, onde ficamos em brasa com mais uma subida do alto que dá nome ao local, e que necessariamente nós leva a memória um domingo de Agosto, passado naquele sítio (ver crónica) ALTO-DA-FAÚLHA (CABEÇO DE FAÚLHA).
Após breve descanso à sombra que o calor por esta hora, cerca das 9.30, já devia rondar os 30º, tentámos descobrir novos caminhos desde o alto, rumo à Charneca da Cotovia e à Venda Nova, só que o mato que envolve a zona é intenso e a busca tornou-se infrutífera, optámos pela saída de emergência rumo à Maça, e depois ao Alto das Vinhas por onde regressámos a casa via Canais.










Eram 10.30 e terminámos a volta em Vila Nogueira de Azeitão, não sei se era tarde ou não... Para acabar a volta, para mim não o foi... No entanto e apesar da minha péssima forma e recente avolumar de estômago, consegui levantar me cedo e ter o gosto e prazer de estar e passar, mais uns bons momentos com os meus companheiros de aventuras e desventuras.
Para a semana ainda bem que haverá mais... No mesmo local e à mesma hora, e claro com os meus amigos.


*Atenção que o arranque de Vila Nogueira de Azeitão não é às 11.00  ;-)

Sem comentários:

Enviar um comentário