domingo, 21 de julho de 2013

EM TERRAS DO AREEIRO


No dia de hoje apareceram 3 CicloBeatos, para uma volta de 52 km, com apenas 663 metros em acumulado de subidas, os protagonistas da aventura, foram o Hipólito, o Fernando e o Mário.
Novamente pelas 7.15, lá arrancamos nós para o nosso passeio de grupo.





A primeira passagem em terras ditas de areeiro foi, junto à ribeira da Pateira, e nos enormes locais de extracção de areia que a circundam, depois de atravessarmos a N378 junto ao Pinheiro dos Corvos, lá fomos nós novamente pelo atalho do Casal da Ferraria, em plenas Terras da Volta, na Carrasqueira, e que nos leva à Aiana de Cima.





Depois das Caixas, os Fornos, e lá fomos, novamente pelo atalho que outrora era um bonito "singletrack", e que agora é um "estradão" bem largo, e onde tivemos um encontro canino, amigável, do 1º grau. Coisa rara por parte desta espécie, perante nós e especialmente perante a minha pessoa...





Depois de atravessarmos a Avenida das Forças Armadas, estrada que liga o Facho da Azóia, à Aldeia do Meco, entramos em terras do Casalinho, saindo da já nossa conhecida, rua do Casalinho, entramos em terrenos a explorar, nos cabeços da Azóia, onde reparamos, no que muitas vezes damos conta, em que se vedam acessos de estradas que atravessam propriedades, quer seja através de muros, quer através de vedações como neste caso.
Já nas Aguncheiras, fomos explorar a existência de uma passagem que outrora existiu junto, à suinicultura,(ver em SUBIDAS MÍTICAS), porém a busca, não resultou, e tivemos de andar um pouco em péBT no meio do mato, voltando ao caminho que tão bem conhecemos.








Finalmente o (objectivo) do dia, e local de regresso a casa, as Terras do Areeiro, entre as ribeiras do Chapim e do Areeiro, local que já conhecemos de outras aventuras, mas que nunca tínhamos subido por este trilho, geralmente muito utilizado pelas moto4, desta vez subimos mesmo, num trilho misto de areia no inicio e de argila compacta no restante, perto do final da subida, de notar pouco acentuada, reparamos para a existência de uma nascente, que certamente torna o local bastante enlameado e húmido, no Inverno, sem dúvida nenhuma, um local a rever.




Depois chegamos à N379 que vai para o Cabo Espichel, atravessamos, para a serra da Azóia e regressamos pelos trilhos deste local passando, pela Aldeia Nova e pelos Pinheirinhos, regressando ao asfalto, pedalamos neste até ao Zambujal, onde novamente em versão "off road" atacamos o já nosso conhecido trilho do Acrutz, desta vez não existia desafio domingueiro (estamos no defeso).
Regressados à N379 pedalamos pela Cova da Raposa e só parámos na Corredoura para o registo de grupo.
Em Santana atalhámos pelo "nosso" já célebre e antagónico, trilho, denominado de Pingo Azedo, e regressamos à casa partida passando pelas Pedreiras, estrada dos Casais de Calhariz, N379-1, desde os Casais da Serra, Alambre, Aldeia de Irmãos, Oleiros e finalmente Vila Nogueira de Azeitão.
Onde saudamos o Mário pela comemoração do seu 43º aniversário com a ingestão de bebidas energéticas a preceito.


Sem comentários:

Enviar um comentário