sábado, 11 de janeiro de 2014

MOUNTAIN BIKE!?


Nesta crónica vamos conhecer o que é o "mountain bike", as disciplinas que o compõem e as principais provas desta modalidade desportiva individual praticada com uma bicicleta própria. 

O "mountain bike" é uma modalidade de ciclismo que nasceu como desporto em meados da década de 50 do século XX, no estado norte-americano da Califórnia. 

Este desporto pode ser praticado em caminhos de montanhas, em estradas de terra, em parques, terrenos ou mesmo dentro das cidades. 

As provas desportivas de "mountain bike" e as regras deste desporto são reguladas pela Union Cycliste Internationale (UCI), que foi fundada no ano de 1990, situando-se a sua sede na cidade de Aigle, na Suíça.


AS BICICLETAS DE "MOUNTAIN BIKE" 

As bicicletas utilizadas para a prática de "moutain bike" são conhecidas pela sigla “BTT”, que significa “bicicleta todo o terreno” e têm características diferentes das bicicletas usadas nas outras modalidades do ciclismo. 

Os pneus são mais largos e o seu rasto é cardado. Os amortecedores são instalados nas partes anterior e posterior (frente e atrás) da bicicleta. 

As “BTT” têm um “quadro” mais resistente que os das restantes bicicletas e o guiador normalmente é direito. 

A “caixa de velocidades” apresenta nos dias de hoje 20 relações de velocidade, semelhantes às das bicicletas para as provas de estrada.

AS DISCIPLINAS DE “MOUNTAIN BIKE” 

A modalidade de "mountain bike" é constituída por diversas disciplinas, na sua generalidade designadas por palavras inglesas: “Cross-country” (“XCO”), “Trip Trail” (“XCM”), “Downhill”, “Freeride”, “4X”, “Trial”, “BMX” e “Enduro”. 

Destas disciplinas as mais conhecidas são: 

- “Cross-country” ou corta mato: realiza-se em estradas de terra, com acidentes próprios do campo (árvores, raízes, etc.) e com vários caminhos com subidas e descidas. 

- “Trip Trail”, também conhecida como “Maratona”, que é uma prova de longa duração, com percurso em estradas de terra. 

- “Downhill” (literalmente “descida da colina”), que também pode ser disputada nas cidades, com várias descidas em terrenos com várias irregularidades. 

- “BMX”, que é uma competição disputada num circuito de obstáculos.


PRINCIPAIS PROVAS DE "MOUTAIN BIKE" 

Uma das principais provas internacionais de "mountain bike" são os Jogos Olímpicos. A modalidade estreou-se, com a disciplina de “Cross-country” nos jogos de 1996, realizados na cidade norte-americana de Atlanta. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 foi introduzida a disciplina de BMX SX”, ou seja, “BMX Supercross”. 

Outras provas importantes são a “Taça do Mundo de Crosscountry” e os “Campeonatos do Mundo de Mountain Bike”, com provas que, no ano de 2014, se realizarão, entre outros, nos EUA, na África do Sul, na Austrália e em França. 

Em Portugal existem competições de "XCO", "XCM", "Enduro" e "Downhill", sob a alçada da Federação Portuguesa de Ciclismo. http://www.uvp-fpc.pt/index.php

Sem comentários:

Enviar um comentário