domingo, 2 de março de 2014

VARRIDOS DO CABO


Hoje, primeiro domingo de Março e dia de mercado em Azeitão, resolvemos ir até ao Cabo Espichel.
A semana tinha sido abundante em chuva e o vento desta amanhã ameaçava sobrar um pouco mais forte do que nos outros dias, por esse motivo decidimos realizar a primeira metade do percurso contra este elemento da natureza e no regresso contava-mos te-lo como nosso aliado, proporcionam-do-nos um rápido regresso a casa.
Porém, e apesar de de tudo correr dentro do previsto até as imediações das Terras do Areeiro (Azóia), exceptuando um bocadinho ou outro de lama e um pouco de água nos sapatos à mistura, fomos obrigados a abortar o nosso plano, que era de ir até ao Farol do Cabo Espichel, e de lá regressarmos junto às falésias até à Serra da Azoia. Pois o vento rodou antes do meus planos de Oeste para Noroeste, e com ele arrastou uma enorme nebolusidade acompanhada de vento com algumas rajadas fortes e a incessante e teimosa chuva miudinha (a tal dita molha parvos), que rapidamente se apoderou da costa da Tramagueira, forçando-nos a fazer inversão de marcha na N379 e a realizarmos um improvisado abastecimento no casario abandonado da Serra da Azóia, o nosso ponto de retorno de hoje.

Estava a volta feita!... Já estávamos carregados de lama, com os pés molhados e com cerca de 25 km realizados, encurtámos a partir deste local 5 km. Estávamos a merecer algo melhor neste dia, logo regressamos essencialmente por asfalto e quase sempre com a presença do nosso aliado natural pelas costas.
Rapidamente colocamos-nos na aldeia das Pedreiras, ainda a tempo de nos desviarmos um pouco para fazer tempo, pois iríamos acabar a volta muito cedo. Aproveitamos para passar novamente no local onde o João caiu a semana passada e regressarmos aos Casais de Calhariz, e novamente asfalto desde os Casais da Serra até à casa partida, em Vila Nogueira.

Fizemos 53 km com 708 metros em acumulado de subidas.
No grupo, hoje estiveram presentes o Hipólito, o Machado, o Fernando, o Mário, o Renato e o regresso do Jorge, que à algumas semanas atrás tinha feito a sua estreia com o grupo. Pelo vistos provou e gostou! Deixo aqui em jeito de paródia que destas duas vezes que ele nos acompanhou apanhamos chuva como o "catano".
Para a semana haverá mais... E Jorge, se fazes favor, trazes bom tempo contigo!








Esta foto foi cortesia do Mário Jesus, obrigado pela disponibilidade.






Sem comentários:

Enviar um comentário