domingo, 27 de abril de 2014

TOCA A DESCER!


Hoje a volta foi de feição para quem gosta de descer, pois passamos pelos mais belos trilhos usados na forma descendente, existentes na nossa região. No entanto também subimos um pouco e contamos com duas das mais prestigiadas subidas da nossa zona na "altimetria" do percurso, que foram os casos das subidas da  Pedreira Sul e do Forte de Cavalo. 

Contamos com as presenças do João, do Machado, do Hipólito, do Fernando, do Mário, do Flávio e do Renato, em parte do percurso também contamos com a companhia do Pedro (Quinta do Anjo) e de outro amigo (o qual não soube o nome), e que nos acompanharam desde a enorme descida das pedreiras até ao Sentrão. Um abraço para ambos e até ao próximo encontro.

Inicialmente subimos até El Carmen por asfalto, fazendo seguidamente o desvio para as terras do Risco, onde passamos pela Falésia da Cruz, regressamos às Terras do Risco e atravessando a Coutada Velha, fomos contornar a Pedreira Sul. Depois disto, começou a diversão. Com a descida do longo e sinuoso trilho que atravessa quase na totalidade os terrenos da Achada. A seguir fomos até ao Moinho Facho de Santana onde iniciamos a descida para a vila piscatória de Sesimbra, por outro longo e sinuoso trilho que vêm desde esse local que referi, passando pelo Monte dos Sete Caminhos e entrando pela localidade Sesimbrense no Largo do Caninho.

Atravessamos a vila e no extremo Poente junto aos pés de galo do Forte de Cavalo, fizemos a merecida pausa. De seguida o petisco da subida, que hoje só concretizamos por metade, pois continuamos pelo Sentrão, atravessando a Assenta "Off Road" e indo até ao Zambujal. Após um pouco de asfalto até à Cova da Raposa seguimos pelo Amplibate e voltamos a descer o engraçado trilho do Vale da Abelheira, que nos conduzi-o até à Fonte de Sesimbra. 

Numa das raras ocasiões em que vamos para estes lados e não seguimos até à Carrasqueira, toma-mos o nosso destino pela Cotovia e também numa das raras vezes em que passamos pela Faúlha e não visitamos o alto, passarmos pela Maça encontramos o Pedro Maricato, que a partir daqui se juntou ao grupo, fomos pelo Alto das Vinhas e regressamos pelos Canais a Azeitão. Após 44 km com 881 metros de acumulado em subidas, a volta acabou no local do costume.


















Sem comentários:

Enviar um comentário