domingo, 13 de julho de 2014

CALHAU DA COVA


O “Calhau da Cova” é uma pequena baía, que outrora serviu de refúgio a embarcações de pesca e de alojamento a pescadores. Também se costuma designar por Baía da Armação ou entre os mergulhadores, assíduos frequentadores deste local, por Jardim das Gorgónias. Local de eleição para o mergulho de lazer, especialmente para iniciados na modalidade, devido a acalmia e transparência das águas neste local.
Protegida a norte pela falésia (381 m) mais alta da Europa continental (Serra do Risco). 
Ao longo do percurso, pode-se observar ruínas de edificações abandonadas, a fauna e flora é diversificada. Águas, calmas e transparentes, convidam a um mergulho refrescante. O percurso (a meio), apresenta certa inclinação, com algum grau de dificuldade e com pedras soltas a dificultar o percurso.

Este domingo finalmente, dirigi mo-nos a um local que à muito estava nos nossos planos de local a visitar, e tal como puderam ler na apresentação, que no parágrafo em cima redigi, é sem dúvida mais um lugar mágico do nosso PNA (Parque Natural da Arrábida) e que há muito tempo atrás fez parte de um dos meus locais de diversão, por via marítima.
No dia de hoje estiveram presentes oito CicloBeatos, com o regresso de vários elementos e a presença do António Patronilho, que há muito tempo não nos acompanhava, no grupo estiveram o João, o Hipólito, o Machado, o Fernando, o Mário, o Renato e o Pedro. Realizamos 36 km com 668 metros de acumulado (a maior parte " à lá pata" desde o Calhau da Cova até à Meia Velha).

O ponto alto do dia foi o do mergulho no mar, registado em vídeo pelo Renato e que brevemente apresentarei neste espaço.
Sem dúvida um local a visitar novamente, mas... Com a bicicletas certamente não. Pois a subida com estas, foi terrível, e mesmo para quem esta habituado a andar com elas ao colo, custou um pouco, especialmente neste dia soalheiro e muito quente.
Deixar a montadas a meio ou no inicio do percurso é uma opção posta de parte já que ficam muito distantes do local a visitar, e no regresso certamente iríamos apenas achar os seus lugares.
Para a semana haverá mais, certamente iremos pedalar um pouco mais do que fizemos esta semana, no entanto achei que este local já merecia uma visita dos CicloBeatos.











































Sem comentários:

Enviar um comentário